ARTIGO - IMPACTO DA LIDERANÇA ESCOLAR NA QUALIDADE EDUCACIONAL

IMPACTO DA LIDERANÇA ESCOLAR NA QUALIDADE EDUCACIONAL


RAILTON DA SILVA SAMPAIO 


RESUMO

O estudo analisa o impacto da liderança escolar na qualidade educacional, enfatizando que a eficácia das escolas e os resultados educacionais são influenciados significativamente pela capacidade de liderança interna. O problema de pesquisa aborda a importância da liderança escolar e sua relação com a qualidade do ensino, partindo da hipótese de que líderes escolares exercem um impacto direto e significativo sobre esta através de uma gestão eficaz de recursos, implementação de políticas educacionais inovadoras e criação de um ambiente motivacional e inclusivo. O objetivo principal do estudo é analisar como a liderança escolar afeta a qualidade educacional, focando nos desafios, entraves e perspectivas para uma gestão educacional bem-sucedida. A metodologia empregada é uma revisão bibliográfica qualitativa, buscando um entendimento mais aprofundado da problemática envolvida. Os resultados indicam que a liderança escolar é fundamental para a qualidade educacional, agindo como catalisador no ambiente de aprendizado e influenciando positivamente o desempenho de alunos e professores. Líderes escolares têm papel crucial na adaptação de políticas educacionais ao contexto local, na gestão de recursos, e na motivação e desenvolvimento profissional do corpo docente, promovendo práticas pedagógicas eficazes. Conclui-se que a liderança escolar é essencial para a adequação das práticas administrativas e pedagógicas às necessidades da comunidade escolar, além de fomentar um ambiente que propicia o desenvolvimento integral dos alunos.

 

Palavras-chave: Gestão. Liderança. Qualidade. 

 

ABSTRACT 

The study examines the impact of school leadership on educational quality, emphasizing that the effectiveness of schools and educational outcomes are significantly influenced by internal leadership capacity. The research problem addresses the importance of school leadership and its relationship with teaching quality, starting from the hypothesis that school leaders have a direct and significant impact on it through effective resource management, implementation of innovative educational policies, and creation of a motivational and inclusive environment. The main objective of the study is to analyze how school leadership affects educational quality, focusing on the challenges, obstacles, and perspectives for successful educational management. The methodology used is a qualitative literature review, aiming for a deeper understanding of the issues involved. The results indicate that school leadership is fundamental to educational quality, acting as a catalyst in the learning environment and positively influencing the performance of students and teachers. School leaders play a crucial role in adapting educational policies to the local context, resource management, and motivating and developing the teaching staff, promoting effective pedagogical practices. It is concluded that school leadership is essential for the adaptation of administrative and pedagogical practices to the needs of the school community, as well as fostering an environment conducive to the integral development of students.

 

Keywords: Management. Leadership. Quality.

1-INTRODUÇÃO

 

O estudo sobre o impacto da liderança escolar na qualidade educacional é justificado pela crescente compreensão de que a eficácia das escolas e os resultados educacionais não dependem apenas de fatores como currículo, infraestrutura ou mesmo a qualificação dos professores, mas também da capacidade de liderança dentro das instituições educativas (ALMEIDA, 2018). Tal investigação se enquadra em uma abordagem mais holística da educação, reconhecendo que a liderança influencia todos os aspectos da vida escolar, desde a gestão de recursos até a motivação do corpo docente e discente.

A priori, deve-se considerar que líderes escolares, como diretores e coordenadores, são agentes principais na implementação de políticas educacionais e na interpretação destas para suas respectivas realidades escolares. Assim, o estudo da liderança escolar envolve analisar como essas figuras adaptam as diretrizes externas para o contexto e as necessidades específicas de suas escolas. A habilidade de fazer ajustes pertinentes pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de políticas educacionais, influenciando diretamente a qualidade do ensino. Além disto, a liderança escolar é essencial na administração eficiente de recursos, tanto físicos quanto humanos. Líderes eficazes são capazes de alocar recursos de maneira que maximizem o potencial educacional, priorizando áreas que mais impactam o aprendizado dos alunos, como tecnologia educacional, capacitação docente e infraestrutura adequada (ALVES, 2017). Portanto, estudar como a liderança impacta essa gestão de recursos é crucial para entender como otimizar o uso de investimentos educacionais e melhorar a qualidade da educação.

Outro aspecto relevante é o papel da liderança na promoção de um ambiente motivacional para professores e alunos. Líderes escolares que cultivam um ambiente de apoio e incentivo contribuem significativamente para o bem-estar e o engajamento de todos na escola. A qualidade deste ambiente de trabalho e aprendizado tem um impacto direto na eficiência pedagógica e nos resultados educacionais. Estudar essas dinâmicas ajuda a identificar práticas de liderança que efetivamente elevam a moral e a produtividade escolar. Inclusive a análise da liderança escolar é fundamental para desenvolver uma cultura escolar positiva, que valoriza aspectos como inclusão, segurança e respeito mútuo. Uma cultura escolar saudável é uma grande incentivadora da aprendizagem e pode reduzir significativamente problemas comportamentais, aumentando a segurança e o foco nos estudos. Como se constata, o estudo do impacto da liderança escolar na qualidade educacional não só é justificado, como é necessário para a elaboração de estratégias mais eficazes e contextualizadas de melhoria educacional (ARAÚJO, 2021). Esta pesquisa permite compreender melhor como elementos de liderança contribuem para ambientes de aprendizagem mais produtivos e inspiradores, que são essenciais para o desenvolvimento de sistemas educacionais de alta qualidade.

Dito tudo isso, apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: Até que ponto é importante a liderança escolar na qualidade educacional? Especula-se, um primeiro momento, que a liderança escolar tem um impacto direto e significativo na qualidade educacional, através da gestão eficaz de recursos, implementação de políticas educacionais inovadoras e criação de um ambiente escolar motivacional e inclusivo (CAMPOS, 2016; CUNHA, 2019). Esta hipótese pressupõe que a presença de líderes competentes e proativos nas escolas resulta em melhores resultados educacionais, como o aumento no desempenho acadêmico dos alunos, maior engajamento e satisfação entre os professores, e a promoção de um ambiente de aprendizado mais eficiente e agradável.

Por consequência, o principal objetivo aqui será analisar o impacto da liderança escolar na qualidade educacional, destacando os seus desafios, entraves e perspectivas na construção de uma lida de ensino melhor sucedida. Para tanto, efetiva-se uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa que se destina ao entendimento melhor da problemática investigada neste artigo.

 

2-O IMPACTO DA LIDERANÇA ESCOLAR NA QUALIDADE EDUCACIONAL

 

O impacto da liderança escolar na qualidade educacional é um tema de grande relevância e tem sido amplamente discutido por especialistas e pesquisadores da área (DOURADO, 2015). A liderança exercida pelos gestores das instituições de ensino desempenha um papel fundamental na promoção de uma educação de excelência, influenciando diretamente os processos pedagógicos, a gestão de recursos e o ambiente escolar como um todo.

Estudos apontam que uma liderança eficaz é capaz de estabelecer uma visão clara e compartilhada, motivar e engajar a equipe docente e administrativa, bem como criar um clima organizacional propício à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos. Líderes comprometidos com a qualidade educacional são capazes de identificar e superar desafios, promover a inovação, valorizar os talentos individuais e fomentar a colaboração entre todos os envolvidos no processo educativo. Neste sentido, a adoção de uma liderança participativa e democrática, que envolva a comunidade escolar nas tomadas de decisão, é essencial para a construção de um ambiente inclusivo e alinhado às necessidades e expectativas dos diversos atores (FERREIRA, 2018). Esta abordagem possibilita a construção de um projeto pedagógico sólido e contextualizado, além de fortalecer o senso de pertencimento e compromisso com os objetivos educacionais.

Ademais, a liderança escolar desempenha um papel crucial na gestão eficiente dos recursos humanos, materiais e financeiros, garantindo a alocação adequada desses recursos de modo a maximizar o potencial de aprendizagem dos estudantes. Líderes comprometidos com a excelência educacional buscam constantemente a capacitação e o desenvolvimento profissional de sua equipe, incentivando a adoção de práticas pedagógicas inovadoras e fundamentadas em evidências científicas. Outro aspecto relevante é a habilidade dos líderes escolares em estabelecer parcerias e redes de colaboração com outras instituições, organizações e atores sociais (GALVÃO et al, 2020). Esta articulação possibilita o compartilhamento de experiências bem-sucedidas, a troca de conhecimentos e a ampliação das oportunidades educacionais, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Nessa perspectiva, é fundamental destacar que a liderança escolar efetiva é capaz de promover uma cultura de avaliação e monitoramento contínuo dos processos e resultados educacionais (LÜCK, 2016). Esta prática possibilita a identificação de fragilidades e o estabelecimento de ações corretivas, bem como a celebração de conquistas e o compartilhamento de boas práticas, contribuindo assim para a melhoria constante da qualidade educacional.

 

2.1-IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA ESCOLAR

 

A liderança escolar é um elemento fundamental para a promoção de uma educação de excelência (MACHADO, 2017; MARCONI, 2020). Os gestores escolares desempenham um papel crucial na orientação e na condução dos processos pedagógicos, na gestão eficiente dos recursos disponíveis e na criação de um ambiente propício à aprendizagem.

Cabe aos líderes escolares estabelecer uma visão clara e objetivos ambiciosos, inspirando e mobilizando toda a comunidade educativa para alcançar metas comuns. Eles são responsáveis por definir estratégias e implementar ações que visem a melhoria contínua do ensino e da aprendizagem. Isto envolve a promoção de práticas pedagógicas inovadoras, a capacitação constante dos professores, o acompanhamento sistemático do desempenho dos alunos e a adoção de medidas corretivas quando necessário. Ademais, a gestão eficaz dos recursos humanos, financeiros e materiais é fundamental para criar um ambiente propício ao sucesso educacional. Os líderes escolares devem alocar de forma estratégica os recursos disponíveis, priorizando as necessidades mais prementes e garantindo que todos os alunos tenham acesso a oportunidades de aprendizagem de qualidade (OLIVEIRA, 2015; PARO, 2016). Além disto, o ambiente escolar desempenha um papel crucial no processo educativo. Cabe aos gestores cultivar uma cultura de colaboração, respeito mútuo e valorização do conhecimento. Um clima positivo e acolhedor, livre de tensões e conflitos, estimula, portanto, o engajamento dos alunos e contribui para o seu desenvolvimento integral.

Em última análise, a liderança escolar é um fator determinante para a promoção de uma educação de excelência (PEREIRA, 2017). Líderes visionários, comprometidos e capazes de mobilizar toda a comunidade educativa são essenciais para garantir que as escolas cumpram sua missão de formar cidadãos críticos, criativos e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

 

2.2-LIDERANÇA EFICAZ

 

A liderança eficaz é um elemento crucial para o sucesso de qualquer instituição de ensino (PICANÇO, 2019; ROSA, 2021). Uma liderança eficiente é caracterizada por uma série de competências e habilidades que permitem aos gestores escolares estabelecer uma visão clara e compartilhada, motivar e engajar a equipe docente e administrativa, além de criar um clima organizacional propício à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos.

Em primeiro lugar, é imprescindível que os líderes escolares tenham a capacidade de estabelecer uma visão clara, inspiradora e alinhada com os valores e objetivos da instituição. Esta visão deve ser amplamente comunicada e compartilhada com todos os membros da comunidade escolar, de modo a garantir o comprometimento e o engajamento de todos na busca pelos mesmos ideais. Além disto, líderes eficazes são capazes de motivar e engajar sua equipe, reconhecendo e valorizando o trabalho realizado e incentivando o desenvolvimento profissional contínuo. Eles criam um ambiente de trabalho colaborativo, onde todos se sentem respeitados e valorizados, e onde há espaço para a troca de ideias e a construção coletiva de soluções. Outro aspecto fundamental da liderança eficaz é a capacidade de criar um clima organizacional propício à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos (SANTOS, 2018). Isto envolve a promoção de um ambiente seguro, acolhedor e estimulante, onde os estudantes se sintam motivados a explorar seus interesses e talentos. Os líderes escolares devem estar atentos às necessidades dos alunos, implementando estratégias e práticas pedagógicas inovadoras que atendam às demandas individuais e coletivas.

Ademais, uma liderança eficaz requer habilidades de gestão de recursos, sejam eles humanos, financeiros ou materiais. Os líderes precisam alocar de forma estratégica e eficiente os recursos disponíveis, priorizando as áreas mais críticas e garantindo que todos os alunos tenham acesso a oportunidades de aprendizagem de qualidade. Ou seja, é fundamental que os líderes escolares sejam capazes de tomar decisões baseadas em evidências e dados concretos, promovendo a avaliação contínua dos processos e resultados (SILVA, 2020). Esta abordagem baseada em dados permite a identificação de áreas que necessitam de melhorias e a implementação de ações corretivas em tempo hábil.

Nessas condições, a liderança eficaz é um pilar fundamental para o sucesso de qualquer instituição de ensino (SOUZA, 2016). Líderes capazes de estabelecer uma visão clara, motivar e engajar sua equipe, criar um ambiente propício à aprendizagem e gerir recursos de forma estratégica são essenciais para garantir uma educação de qualidade e o desenvolvimento pleno dos alunos.

 

2.3-LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA

 

A liderança participativa e democrática é uma abordagem fundamental para construir uma cultura escolar inclusiva e alinhada às necessidades e expectativas da comunidade educacional (TORRES, 2019). Esta abordagem reconhece que o processo de tomada de decisões não deve ser centralizado em poucos indivíduos, mas sim envolver a participação ativa de todos os atores relevantes, desde professores, funcionários, pais e, especialmente, os próprios alunos.

Ao adotar uma liderança participativa, os gestores escolares demonstram valorizar as contribuições e perspectivas de todos os membros da comunidade escolar. Isto cria um senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada, motivando o engajamento e o comprometimento de todos na busca por soluções eficazes e alinhadas às necessidades reais da instituição. Além disto, a tomada de decisões de forma democrática e transparente promove a confiança e a credibilidade da liderança. Ao envolver a comunidade nos processos decisórios, os líderes abrem espaço para o diálogo, o debate e a consideração de diferentes pontos de vista, o que enriquece o processo e aumenta a probabilidade de se chegar a soluções mais robustas e duradouras (ALMEIDA, 2018). Esta abordagem democrática também fortalece o senso de responsabilidade coletiva e a apropriação das decisões tomadas. Quando os indivíduos participam ativamente do processo, eles se sentem mais comprometidos com a implementação e o sucesso das ações propostas, uma vez que foram co-criadores das soluções adotadas.

Ademais, a liderança participativa e democrática contribui para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e diverso. Ao dar voz e representatividade a todos os grupos e segmentos da comunidade, os líderes criam espaços seguros para a expressão de diferentes perspectivas, culturas e experiências, promovendo o respeito mútuo e a valorização da diversidade. De qualquer maneira, deve-se ressaltar que a adoção de uma liderança participativa e democrática não implica em uma tomada de decisões baseada apenas em consensos (ALVES, 2017; ARAÚJO, 2021). Os líderes devem saber equilibrar a participação coletiva com a necessidade de tomar decisões oportunas e assertivas, sempre pautadas pelos interesses e necessidades da instituição e de seus alunos.

Em suma, a liderança participativa e democrática é fundamental para a construção de um ambiente escolar inclusivo, engajado e alinhado às expectativas da comunidade (CAMPOS, 2016). Ao envolver todos os atores relevantes nos processos decisórios, os líderes promovem a confiança, o comprometimento e o senso de responsabilidade compartilhada, fatores essenciais para o sucesso de qualquer instituição educacional.

 

2.4-GESTÃO EFICIENTE DOS RECURSOS

 

A gestão eficiente dos recursos é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer instituição educacional (CUNHA, 2019). Neste contexto, a liderança escolar desempenha um papel crucial na gestão estratégica dos recursos humanos, materiais e financeiros, garantindo que esses sejam alocados de forma adequada e otimizada, visando maximizar o potencial de aprendizagem dos estudantes.

A priori, a gestão dos recursos humanos é um pilar central na construção de uma educação de qualidade. Os líderes escolares devem estar atentos às necessidades de capacitação e desenvolvimento contínuo dos professores e demais profissionais envolvidos no processo educativo. Investir na formação e na valorização desses profissionais é fundamental para garantir a adoção de práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas às demandas atuais. Além disto, a gestão eficiente dos recursos materiais, como instalações físicas, equipamentos, materiais didáticos e tecnológicos, é essencial para criar um ambiente propício à aprendizagem. Os líderes precisam avaliar constantemente as necessidades da instituição e alocar os recursos disponíveis de forma estratégica, priorizando aqueles que mais impactam diretamente na qualidade do ensino e na experiência dos alunos. Quanto aos recursos financeiros, é imperativo que os gestores adotem uma abordagem responsável e transparente, buscando otimizar os investimentos e garantir que os recursos sejam direcionados para as áreas mais críticas e necessárias (DOURADO, 2015). Isto envolve a elaboração de orçamentos realistas, a busca por fontes alternativas de financiamento e a implementação de sistemas de controle e prestação de contas.

Além da gestão interna dos recursos, os líderes escolares também devem estabelecer parcerias e colaborações com a comunidade local, empresas, organizações e outras instituições. Estas parcerias podem resultar em oportunidades de obtenção de recursos adicionais, sejam eles financeiros, materiais ou até mesmo recursos humanos, como voluntários e mentores. Precisa-se ressaltar, no entanto, que a gestão eficiente dos recursos não se limita apenas à sua alocação adequada, mas também envolve a promoção de uma cultura de utilização consciente e sustentável desses recursos (FERREIRA, 2018; GALVÃO et al, 2020). Os líderes devem incentivar práticas de economia, reciclagem e reutilização, minimizando desperdícios e impactos ambientais.

Por consequência, a gestão eficiente dos recursos é fundamental para garantir que os estudantes tenham acesso a um ambiente de aprendizagem de qualidade, com professores qualificados, materiais e equipamentos adequados e um suporte financeiro sólido (LÜCK, 2016; MACHADO, 2017). A liderança escolar desempenha um papel crucial nesse processo, sendo responsável por estabelecer prioridades, tomar decisões estratégicas e promover a utilização responsável e otimizada dos recursos disponíveis.

 

2.5-PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DE AVALIAÇÃO

 

Uma liderança escolar efetiva é caracterizada, entre outros aspectos, pela promoção de uma cultura de avaliação e monitoramento contínuo dos processos e resultados educacionais (MARCONI, 2020). Esta abordagem é fundamental para identificar pontos fortes e fragilidades, bem como para implementar ações corretivas e estratégias de melhoria constante da qualidade educacional.

A avaliação e o monitoramento sistemáticos devem permear todos os níveis e etapas do processo educativo, desde o desempenho individual dos alunos até a eficácia das práticas pedagógicas adotadas, passando pela gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros. Cabe aos líderes escolares estabelecer mecanismos e instrumentos de coleta e análise de dados confiáveis e representativos, que possibilitem a obtenção de um panorama preciso da realidade institucional. Neste sentido, a avaliação não deve ser encarada como um fim em si mesma, mas sim como uma ferramenta valiosa para orientar a tomada de decisões embasadas em evidências. Os dados coletados devem ser analisados de forma crítica e contextualizada, levando em consideração os desafios específicos enfrentados pela instituição e pela comunidade atendida. Além disto, é fundamental que os resultados das avaliações sejam amplamente divulgados e discutidos com todos os atores envolvidos no processo educativo, incluindo professores, funcionários, pais e alunos (OLIVEIRA, 2015). Esta transparência e abertura ao diálogo contribuem para a construção de um ambiente de confiança e comprometimento mútuo, onde todos se sentem parte integrante do processo de melhoria contínua.

A liderança escolar tem um papel crucial na promoção de uma cultura de avaliação, incentivando a adoção de uma mentalidade de aprendizagem contínua e crescimento. Os líderes devem ser capazes de reconhecer tanto os sucessos quanto as oportunidades de melhoria, e encorajar a equipe a encarar os desafios como oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento. Ademais, é essencial que a avaliação e o monitoramento sejam acompanhados por um planejamento estratégico e pela implementação efetiva de ações corretivas e de melhoria (PARO, 2016). Os líderes precisam estabelecer metas claras e mensuráveis, definir prazos e alocar os recursos necessários para a concretização das mudanças desejadas.

Assim sendo, a promoção de uma cultura de avaliação e monitoramento contínuo contribui diretamente para a melhoria da qualidade educacional, ao permitir a identificação precoce de eventuais problemas e a adoção de medidas preventivas e corretivas (PEREIRA, 2017). Esta abordagem proativa e baseada em dados é fundamental para garantir que os alunos tenham acesso a uma educação de excelência, capaz de prepará-los para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo de forma crítica e competente.

 

3-CONCLUSÃO

 

O estudo sobre o impacto da liderança escolar na qualidade educacional ressalta que a eficácia das escolas e os resultados educacionais dependem significativamente da capacidade de liderança. A pesquisa adotou uma visão holística, enfatizando que a liderança afeta todos os aspectos da vida escolar, incluindo a gestão de recursos e a motivação de alunos e professores.

Os líderes escolares são fundamentais na implementação e adaptação de políticas educacionais ao contexto local, e sua habilidade em administrar recursos de forma eficiente pode determinar o sucesso ou fracasso dessas políticas. Além disto, a liderança escolar é crucial para criar um ambiente motivacional que apoie o bem-estar e o engajamento de todos na comunidade escolar, impactando diretamente na eficiência pedagógica e nos resultados educacionais. Este estudo busca compreender como práticas de liderança podem melhorar a qualidade da educação, promovendo ambientes de aprendizagem produtivos e inspiradores, essenciais para o desenvolvimento de sistemas educacionais de alta qualidade.

Perante tudo isso, indaga-se mais uma vez: Até que ponto é importante a liderança escolar na qualidade educacional?

A liderança escolar desempenha um papel fundamental na qualidade educacional, atuando como um catalisador para o ambiente de aprendizado e o desempenho tanto de alunos quanto de professores. Para avaliar a importância da liderança escolar na qualidade educacional, é essencial considerar variados aspectos que incluem a formulação de políticas, gestão de recursos, motivação de equipe e implementação de práticas pedagógicas eficazes. Aliás, a liderança eficaz na escola influencia diretamente a definição e a implementação de políticas educacionais que respondem às necessidades locais e se alinham às diretrizes educacionais mais amplas. Líderes escolares, como diretores e coordenadores, são frequentemente responsáveis por interpretar e adaptar políticas educacionais em um contexto prático, garantindo que as especificidades da comunidade escolar sejam atendidas. Esta capacidade de adaptação não só melhora a relevância do currículo oferecido, mas também amplia a eficácia do ensino, refletindo-se positivamente nos resultados dos alunos.

Além disso, a liderança escolar é crucial na gestão eficiente dos recursos disponíveis. Isto inclui não apenas a administração financeira, mas também a organização de recursos humanos e materiais. Um líder escolar competente é capaz de otimizar o uso desses recursos, promovendo um ambiente de aprendizagem rico e acessível, o que é uma premissa chave da qualidade educacional. Líderes eficazes conseguem priorizar investimentos em áreas críticas como tecnologia educacional, formação continuada de professores e infraestrutura escolar, todos elementos que têm impacto direto na qualidade da educação oferecida. No que se refere à motivação e ao desenvolvimento profissional dos professores, a liderança escolar também se mostra decisiva. Líderes escolares que promovem um ambiente de trabalho colaborativo e incentivam o desenvolvimento profissional contínuo contribuem para o aprimoramento das competências docentes. Esta dinâmica favorece a implementação de metodologias de ensino inovadoras e eficazes.

Conclui-se, portanto, que a liderança escolar é de vital importância para a qualidade educacional. Ela não apenas garante a adequação das práticas administrativas e pedagógicas às necessidades da comunidade escolar, como também fomenta um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos alunos. Líderes escolares eficazes são, assim, peças chave para garantir a elevação contínua dos padrões educacionais e para a formação de cidadãos aptos a contribuir positivamente para a sociedade.

 


 

REFERÊNCIAS

 

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